Twitter pode funcionar como 'grupo de apoio' e ajudar usuário a emagrecer, afirma estudo

Do UOL, em São Paulo
  • Participantes do estudo usaram Twitter para receber informações e apoio de outros voluntários Participantes do estudo usaram Twitter para receber informações e apoio de outros voluntários
Um estudo da Universidade da Carolina do Sul afirma que o Twitter pode ajudar seus usuários a emagrecer – isso porque o microblog, segundo os pesquisadores, funciona como um sistema valioso de apoio entre aqueles que querem perder peso.

"Aqueles que utilizaram o Twitter regularmente como parte de um programa de perda de peso emagreceram mais", afirmou a pesquisadora Brie Turner-McGrievy, do Departamento de Promoção da Saúde, Educação e Comportamento da Escola Arnold (Universidade da Carolina do Sul). Nesses casos de mais sucesso, ela afirma que o Twitter foi usado como ferramenta de apoio entre os participantes, que se ajudavam com as atualizações no microblog.
"As intervenções tradicionais para perda de peso geralmente oferecem apoio semanal, em reuniões presenciais. Sabemos que isso é eficaz, mas é caro e pode criar uma obrigação [no sentido negativo] para os participantes. O apoio via redes sociais online pode representar uma forma mais barata de atingir um grande número de pessoas que querem chegar a um peso saudável", afirmou.
O estudo
No total, 96 homens e mulheres acima do peso – alguns obesos -- participaram do estudo durante seis meses. Todos deveriam ter ao menos um eletrônico com acesso à internet (iPhone, iPod touch, Blackberry ou aparelhos Android). Alguns dos voluntários deveriam ouvir podcasts, enquanto outros associaram esses arquivos de áudio a um aplicativo e também postagens no Twitter.
O estudo consistia em dois podcasts de 15 minutos por semana, nos três primeiros meses, e dois podcasts de cinco minutos por semana, do terceiro ao sexto mês. Esses arquivos continham informações sobre nutrição e exercícios, por exemplo.  O grupo com a atividade extra baixou um aplicativo de monitoramento de atividade física e também o aplicativo do Twitter em seus smartphones.
No final de seis meses, todos perderam em média 2,7% de seu peso – a turma de usuários da rede social, no entanto, apresentou melhores resultados. O material de divulgação do estudo aponta que os tuiteiros tiveram mais sucesso, sem especificar quanto. Diz apenas que foram 2.630 tuítes durante seis meses e que, na média, cada dez tuítes corresponderam a uma perda de 0,5% do peso.
Twitter
Os voluntários do estudo se seguiam no Twitter, para que pudessem oferecer e receber apoio dos outros participantes.  Eles deveriam se logar diariamente e ler os posts, para assim receber tuítes de seus parceiros e de um conselheiro (nas duas mensagens diárias, esse profissional reforçava o conteúdo dos podcasts e estimulava a interação entre os participantes do estudo).
Cerca de 75% dos 2.630 tuítes foram considerados informacionais, sendo alguns deles da categoria "ensinamento" (quando os usuários divulgavam fatos ou experiências). Dentro dessa categoria, o tipo de texto mais comum era aquele em que o usuário divulgava alguma situação (status), como "evitei comer um doce hoje de manhã em uma reunião".

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